Inspiração: Relações Públicas

Relações Públicas



O termo Relações Públicas é polissêmico e pode ser utilizado para designar o profissional, a profissão, o processo, a atividade, a função e o cargo, sendo que todas essas designações só se fizeram possíveis a partir do processo das relações sociais.

Algumas definições e conceitos:

"Para conceituar relações públicas, devemos partir da dedução da definição operacional que oferece as tradicionais etapas do exercício de RP: Diagnosticar a dinâmica no sistema organização-públicos na conjuntura política-econômica; prognosticar o que irá acontecer, neste sistema, a curto e médio prazos, assessorar os líderes nas políticas organizacionais, implantar programas de comunicação e, por fim, avalilar os resultados da intervenção no relacionamento organização-públicos.
Realizando uma leitura da definição operacional que é quase de consenso mundial - chega-se a uma definição conceitual que: Relações Públicas é a gestão da função organizacional política. Nossa atividade é uma atividade administrativa, mais específicamente: de gestão. Seu maior aporte na ciência política encontra-se nos trabalhos de Hannah Arendt. O objetivo pragmático dessa atividade é a busca da cooperação no sistema organização-públicos.
Toda profissão possui uma finalidade moral. A Medicina tem a busca da Saúde, O Direito busca a Justiça. As Relações Públicas buscam a Harmonia social no sistema organização-públicos".
Roberto Porto Simões
Um dos principais teóricos de relações públicas do mundo

"Relações Públicas é uma função da alta administração, responsável pelo desenvolvimento de estratégias e ações de comunicação institucional.
Elas interagem com as demais áreas da organização, assessorando-as em suas estratégias e ações de relacionamentos.
Seu objetivo é organizar o interesse do público com os da organização, buscando a criação do melhor conceito possível para a mesma, preservada a verdade dos fatos".

João Alberto Ianhez
Presidente do Conferp

"É uma atividade administrativa de gestão de relacionamentos, que utiliza a comunicação, prioritariamente, para cuidar da qualidade das relações estabelecidas entre as organizações e seus públicos, visando a formação e manutenção de uma imagem desejável".

Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal
Diretores do Portal RP-Bahia

“Entende-se por Relações Públicas o esforço deliberado, planificado, coeso e contínuo da alta administração, para estabelecer uma organização, pública ou privada, e seu pessoal, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente”. Essa definição foi reproduzida, com pequenas alterações, no decreto nº 63.283, de 26 de setembro de 1968, que aprovou o regulamento da profissão de Relações Públicas no Brasil.

Definição Oficial da Associação Brasileira de Relações Públicas


0 comentários:

Quem sou?

Quem sou?
Wanessa Lins, Graduanda em Relações Públicas (Universidade Federal da Paraíba), 23 anos de idade, católica, distribuidora da Inspiração, fotógrafa, escritora e desenhista nas horas vagas. Neste blog retrato os meus pensamentos, novidades e algo mais de interessante. Esse é o meu mundo, um livro virtual completamente aberto.

Maquiagem Inspiração

Faça Parte!

On line

Link-me


Sonhos (Dreams)

Sonhos (Dreams)
"Os sonhos nunca desaparecem desde que as pessoas não os abandonem."

Parceiros


´

Marcadores

Participo

Curto muito!

Blog BoniFrati

Blog BoniFrati

Powered By Blogger





Tecnologia do Blogger.